Sala do Empreendedor de Mesquita é a segunda na Baixada em número de atendimentos

Desde o início do ano, foram realizados mais de 1.270 atendimentos no espaço, divididas entre a sede da prefeitura e o site

A Sala do Empreendedor de Mesquita realizou mais de 1.270 atendimentos desde janeiro deste ano, o que fez dela a segunda na Baixada Fluminense no assunto. Os dados são do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que monitora os atendimentos de cada sala do empreendedor na região e gera relatórios. O espaço em Mesquita recebe empresários de pequeno, médio e grande porte para vários serviços, como baixa de MEI, obtenção de declaração anual, consulta de atualização cadastral, entre outros. A sala fica na sede da prefeitura, mas também conta com um site, onde é possível resolver, da mesma forma, questões relacionadas aos negócios.

Esse resultado representa muito para a gente. Aqui, facilitamos o acesso à informação, orientação, qualificação e regularização das atividades, entre outros serviços. O objetivo é a desburocratização e a simplificação de todo o processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Ou seja, facilitar o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade”, valoriza a coordenadora da Sala do Empreendedor de Mesquita, Andressa Chaves.

Os serviços mais procurados foram abertura de MEI (microempreendedor individual), andamento dos processos do Regin e emissão de taxas. No ranking, a Caçulinha da Baixada fica atrás apenas de Nova Iguaçu, que efetuou cerca de 2.290 atendimentos dentro do mesmo período. Vale destacar que a Baixada Fluminense conta com seis salas do empreendedor, sendo as demais em Belford Roxo, Nilópolis, Paracambi e Queimados.

A Sala do Empreendedor de Mesquita está localizada no primeiro andar da sede da prefeitura, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro.

Não é em todo lugar que os empreendedores encontram equipamentos voltados para eles. Principalmente com acessibilidade e praticidade. Na nossa Sala do Empreendedor, temos ainda o Regin 2.0. Essa é uma plataforma que ajuda a agilizar os processos de abertura e de alteração dos empreendimentos. Com isso, os empresários conseguem constituir suas empresas em até uma hora”, indica Fabio Fraga, subsecretário municipal de Inteligência Tributária de Mesquita.

Projeto

A Sala do Empreendedor foi criada em 2018 e recebe mesquitenses que pretendem estabelecer seus negócios na cidade. Lá, uma equipe especializada auxilia empreendedores na formalização, alteração, declaração, parcelamento e outros serviços, muitos relacionados também aos microempreendedores individuais (MEIs). Outras atividades são a Inscrição Municipal, credenciamento para emissão de NF e emissão de taxas anuais – como lixo e vigilância sanitária.