SEBRAE oferece palestra para MEIs em Mesquita

Atividade serviu para orientar microempreendedores individuais com débitos ativos com a Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e, ainda, para auxiliar equipe da Sala do Empreendedor

No Auditório Zelito Viana, microempreendedores individuais (MEIs) de Mesquita participaram de uma palestra sobre regularização de débitos com a Receita Federal do Brasil ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A conversa marcou a manhã da última quarta-feira, dia 18 de outubro, e foi dirigida pela consultora Patrícia Santos, do SEBRAE (Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para evitar que os empresários percam o Simples Nacional, regime tributário simplificado e favorecido para micro e pequenas empresas. Além disso, profissionais da Sala do Empreendedor de Mesquita também puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre serviços referentes ao empreendedorismo.

A ação se faz necessária porque empresários podem ter o CNPJ inapto, caso não apresentem a Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN-Simei) em mais de 90 dias. Isso impossibilita eles de emitirem notas fiscais e licenças e de obterem empréstimos e financiamentos próprios. Além disso, as dívidas passam para o nome do microempreendedor, responsável pelo CNPJ.

Após a palestra, os MEIs que possuíam débitos ativos com as entidades puderam receber auxílio para a regularização na Sala do Empreendedor de Mesquita, também localizada no primeiro andar da sede da prefeitura. “Mas a equipe da sala oferece suporte diário. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro do município”, detalha Andressa Chaves, coordenadora da Sala do Empreendedor da cidade.